segunda-feira, 17 de junho de 2013


Plano de Aula
Tema: Números, operações, Frações e Porcentagem
Público Alvo: 6º Ano       Aulas previstas: 4 aulas
Conteúdo: Números Racionais
Justificativa: Por se tratar de conteúdos que fazem parte do currículo, além de estar presente no dia a dia do aluno.
Objetivo: entender a forma fracionária dos números racionais
Objetivos específicos:
H1 – Reconhecer as diferentes representações de um número racional
H2 – Identificar fração como representação que pode estar associada a diferentes significados
H10 – Efetuar cálculos que envolvam operações com números racionais
H15- Resolver problemas com números racionais que envolvam as operações
Encaminhamento metodológico:
·         Iniciar a aula contando aos alunos a origem do termo Fração;(narrativa)
·         A história pode ser contada usando um barbante para demonstrar a divisão de partes iguais;
·         Após a história ser contada, explicar aos alunos, que em nosso cotidiano usamos a fração em diversas situações como receitas de culinária, por exemplo;
·         Entregar aos alunos folhas de jornais para que juntos criem algumas situações como: “João foi ao supermercado e comprou 4 pães” (orientar os alunos que dobrem o jornal em 4 partes iguais, representando a quantidade de pães) “e dos 4 que comprou, comeu apenas 2” (orientar que pintem a parte que corresponde a quantidade de pão que João comeu). Então significa que João comeu 2/4 do pão;
·         Colocar situações conforme a realidade do aluno;
·         Explicar que o denominador é o que domina, dá nome, e o numerador é o que numera, diz a quantidade;
·         Explicar também que para algo ser fracionada precisa ser dividido em partes iguais;
·         Mostrar em papelão as seguintes figuras:
·         Inventar com os alunos o que seriam as figuras (pizza, janela, chocolate, etc) pedindo que oralmente digam a que fração correspondem;(mostrar figuras)
  

·         Passar aos alunos as seguintes atividades:
1)      A que fração corresponde o numero de meninos, considerando o total de sua turma?
2)      A que fração corresponde o numero de meninas considerando o total de sua turma?
3)      Luana foi à feira e comprou 10 laranjas, mas apenas 6 estavam maduras. A que fração corresponde o total de laranjas maduras?
4)      Pinte:
a)      7/8 de uma barra de chocolate:
b)      3/6 de balões:
c)      8/10 de bolinhas:
5)      Represente em porcentagem os resultados encontrados nos exercícios anteriores:
Recursos: Régua, barbante, folhas de jornal, panfletos de supermercado, cartolina, bolinhas.
Avaliação: A avaliação é contínua e diagnóstica durante as aulas, observando a participação dos alunos, seus progressos, tanto ao longo das atividades como ao final do bimestre.
Referência: Currículo do Estado de São Paulo, Livro Didático, Internet (Google)


Nenhum comentário:

Postar um comentário