Plano de Aula
Tema:
Números, operações, Frações e Porcentagem
Público Alvo: 6º Ano Aulas previstas: 4 aulas
Conteúdo:
Números Racionais
Justificativa:
Por se tratar de conteúdos que fazem parte do currículo, além de estar presente
no dia a dia do aluno.
Objetivo:
entender a forma fracionária dos números racionais
Objetivos específicos:
H1 – Reconhecer as
diferentes representações de um número racional
H2 – Identificar
fração como representação que pode estar associada a diferentes significados
H10 – Efetuar cálculos
que envolvam operações com números racionais
H15- Resolver
problemas com números racionais que envolvam as operações
Encaminhamento metodológico:
·
Iniciar a aula contando aos alunos a
origem do termo Fração;(narrativa)
·
A história pode ser contada usando um
barbante para demonstrar a divisão de partes iguais;
·
Após a história ser contada, explicar
aos alunos, que em nosso cotidiano usamos a fração em diversas situações como
receitas de culinária, por exemplo;
·
Entregar aos alunos folhas de jornais
para que juntos criem algumas situações como: “João foi ao supermercado e
comprou 4 pães” (orientar os alunos que dobrem o jornal em 4 partes iguais,
representando a quantidade de pães) “e dos 4 que comprou, comeu apenas 2”
(orientar que pintem a parte que corresponde a quantidade de pão que João
comeu). Então significa que João comeu 2/4 do pão;
·
Colocar situações conforme a realidade
do aluno;
·
Explicar que o denominador é o que
domina, dá nome, e o numerador é o que numera, diz a quantidade;
·
Explicar também que para algo ser
fracionada precisa ser dividido em partes iguais;
·
Mostrar em papelão as seguintes
figuras:
·
Inventar com os alunos o que seriam as
figuras (pizza, janela, chocolate, etc) pedindo que oralmente digam a que
fração correspondem;(mostrar figuras)
·
Passar aos alunos as seguintes
atividades:
1) A que fração
corresponde o numero de meninos, considerando o total de sua turma?
2) A que fração
corresponde o numero de meninas considerando o total de sua turma?
3) Luana foi à feira
e comprou 10 laranjas, mas apenas 6 estavam maduras. A que fração corresponde o
total de laranjas maduras?
4) Pinte:
a) 7/8 de uma barra
de chocolate:
b) 3/6 de balões:
c) 8/10 de bolinhas:
5) Represente em
porcentagem os resultados encontrados nos exercícios anteriores:
Recursos: Régua,
barbante, folhas de jornal, panfletos de supermercado, cartolina, bolinhas.
Avaliação: A
avaliação é contínua e diagnóstica durante as aulas, observando a participação
dos alunos, seus progressos, tanto ao longo das atividades como ao final do
bimestre.
Referência:
Currículo do Estado de São Paulo, Livro Didático, Internet (Google)
Nenhum comentário:
Postar um comentário